sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

PF apreende agrotóxicos contrabandeados em CM

11/12/09 - Através de uma denúncia anônima, a Polícia Federal de Maringá apreendeu ontem em Campo Mourão, aproximadamente 110 quilos de agrotóxicos, contrabandeados do Paraguai. A mercadoria estava na residência de um homem de 35 anos, cuja identidade foi mantida em sigilo pela polícia. O agrotóxico, da marca Imidacloprid, é de fabricação chinesa.

O responsável pela mercadoria foi autuado em flagrante e deverá responder pelos crimes previstos no Código Penal e também na Lei de agrotóxicos. As penas variam entre dois a quatro anos de prisão. O indiciado foi levado para a Delegacia da PF em Maringá, onde encontra-se à disposição do Juízo Federal Criminal.

A Polícia Federal alerta ainda que quem compra produtos contrabandeados, do tipo agrotóxico pode ser responsabilizado por outros crimes, pelo risco de prejudicar o solo da propriedade, visto que não há controle de qualidade. Os produtos seriam comercializados na região de Campo Mourão e em outros estados.
Em entrevista ao jornal TRIBUNA o delegado-chefe da delegacia da PF de Maringá, Donizete Aparecido Tambani, disse que nos fins de ano a preocupação aumenta com esse tipo de contrabando. "Até nos chamou a atenção pela quantidade de agrotóxico contrabandeado que ele mantinha na casa. Nos fins de ano e com a aproximação do período de plantio da safra, aumenta a preocupação com esse tipo de contrabando, principalmente porque o Paraná é um estado essencialmente agrícola", disse o delegado.


Segundo ele, a PF tem ficado mais atenta na fiscalização. "Nosso trabalho não para e toda denúncia que nos chega é checada, como aconteceu em Campo Mourão. Após a denúncia conseguimos um mandado de busca e apreensão e fizemos essa grande apreensão. Uma grande quantidade que seria distribuída na região de Campo Mourão e até para outros estados."
 
Fonte : Tribuna do Interior

Nenhum comentário:

Postar um comentário