quinta-feira, 23 de maio de 2013

Prisão por contrabando de cigarros em Santo Ângelo


 22  de  Maio de 2013

Prisão por contrabando de cigarros em Santo Ângelo
Na segunda-feira (20), por volta das 14:00 h, Fiscais do ICMS e Policiais Militares do Batalhão Fazendário da Brigada Militar que atuam junto ao Posto Fiscal em Iraí/RS, fizeram a retenção de uma Carreta com placas de Ijuí/RS e Tenente Portela/RS, carregada com aproximadamente 800 caixas de cigarros (40.000 pacotes) de origem estrangeira, desprovidos de documentação comprobatória de origem lícita e regularidade fiscal/aduaneira.
A apreensão ocorreu após os Fiscais do ICMS terem suspeitado da mencionada carreta, que simulou estar sem carga, passando direto pelo Posto de Fiscalização, e por esse motivo os Fiscais e Policiais Militares saíram ao encalço da mesma, logrando abordá-lo alguns quilômetros a frente, na Rodovia BR-386, ainda em Iraí/RS. No momento da abordagem o motorista empreendeu fuga impedindo a sua prisão em flagrante. A carreta estava com carga total, estando as caixas empilhadas na altura dos arcos de fixação da lona, sem qualquer cobertura adicional para disfarce.
Policiais Federais e equipe da Receita Federal de Santo Ângelo/RS compareceram no local, arrecadando a carga e o veículo transportador, que foi conduzido até a Delegacia da Polícia Federal de Santo Ângelo, para formalização da apreensão e instauração do competente Inquérito Policial que irá apurar a responsabilidade pelo crime. A documentação do veículo e do motorista condutor foram apreendidos o que levará a identificação e conseqüente indiciamento do responsável pelo crime de contrabando/descaminho. Durante o dia de hoje a carga está sendo conferida para fins de inspeção e apuração do número total de pacotes de cigarros.
A OPERAÇÃO SENTINELA é uma intensificação do controle, fiscalização e inteligência policial na faixa de fronteira do Brasil com países vizinhos e tem por objetivo a prevenção e repressão de crimes transacionais, como contrabando, descaminho, tráfico internacional de drogas, armas e munições.
Bens e produtos apreendidos:
- 01 veículo/caminhão Sâcnia;
- Aproximadamente 40.000 (40 mil) pacotes de dez maços de cigarros estrangeiros. 
Fonte: Polícia Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário