13/01/2010 - Uma operação de combate à pirataria apreendeu cerca de três mil DVDs piratas no centro de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), entre eles, filmes, musicais e infantis. Quatro homens que trabalhavam como vendedores do produto foram presos. Eles são acusados de violação de direitos autorais.
Rafael Júlio da Silva, 21 anos, José Edson da Silva, 37, José Anderson de Souza, 21, e Regivaldo Francisco Soares, 40, foram detidos e encaminhados para o Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, RMR. Eles foram presos por vender filmes e músicas copiados ilegalmente em DVDs. A pena prevista para esse tipo de crime é de dois a quatro de reclusão.
O delegado responsável pelo caso, Ícaro Barros Schneider, da Delegacia de Jaboatão, informou que os homens trabalhavam ao ar livre. "Eles não se escondiam. Assim, não houve uma grande investigação. Era só passar no local que a pirataria acontecia livremente", afirmou o delegado. O material que foi recolhido será encaminhado para o Instituto de Criminalística (IC) e posteriormente vai ser destruído.
Apreensões desse tipo são comuns em Jaboatão dos Guararapes. Desde maio do ano passado, foram mais de 14 mil CDs e DVDs apreendidos. Apenas no segundo semestre de 2009, foram mais de dez operações contra a pirataria. Em novembro, agentes da Delegacia de Combate à Pirataria apreenderam seis mil CDS e DVDs, no bairro de Cavaleiro. Na ocasião, dois homens foram detidos e levados ao Cotel. No mês de julho, a Delegacia de Jaboatão prendeu 11 pessoas. Com elas, foram apreendidos dois mil DVDs com cópias ilegais de filmes e jogos. Em junho, foram detidos uma mulher e quatro homens com mais de três mil CDs e DVDs no centro do município. "Por ser um local onde esse tipo crime é praticado com frequência, continuaremos a fazer buscas de produtos pirateados no município", disse o delegado Ícaro Schneider.
Fonte : Correio Brasiliense
Nenhum comentário:
Postar um comentário