terça-feira, 11 de setembro de 2012

Prisões em flagrante contrabando/descaminho de cigarros


06/09/2012 às 15:09
Na data de ontem, 05.09.2012, por volta das 18h00, no município de São Luiz Gonzaga/RS, Policiais Militares lotados no 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira da Brigada Militar de Santa Rosa/RS, em ação pertinente à OPERAÇÃO SENTINELA, apreenderam em torno de 18.000 (dezoito mil) maços de cigarros de origem estrangeira, internados irregularmente no território nacional, resultando na prisão em flagrante de três pessoas, residentes em Sant’Ana do Livramento/RS.
Os presos ocupavam dois veículos: um GM Montana, placa de Viamão e um VW Fox, placa de Porto Alegre, sendo que os cigarros estavam na Montana, ocupado por um dos contrabandistas. No veículo VW Fox viajavam dois irmãos, que se revezavam como batedores, os quais empreenderam fuga quando abordados pela Brigada Militar. Foi necessário disparos de arma de fogo para que os ocupantes do VW Fox parassem o carro. Os policiais informaram que durante a fuga os suspeitos mostraram um revólver e por isso efetuaram disparos. No interior do VW Fox foram encontrados alguns cartuchos de munição não deflagrada, porém não localizaram armas. 
Em ambos os veículos, estavam instalados equipamentos de radiocomunicação ocultos, visando contato entre os batedores e o transportador da carga, para eximirem-se de eventuais fiscalizações por parte de órgãos de fiscalização, durante o deslocamento e transporte da mercadoria. 
Os presos foram conduzidos até a Sede da Delegacia de Polícia Federal em Santo Ângelo/RS, onde foi lavrado auto de prisão em flagrante. 
Informaram que haviam carregado a mercadoria em Horizontina e destinavam-se a Santana do Livramento. Em razão da utilização de equipamento de radiocomunicação e tentativa de fuga, foi imputado aos detidos, além do crime de contrabando/descaminho (art. 334 do Código Penal), o delito de exercício clandestino de telecomunicações (artigo 183 da Lei 9.472/97) e desobediência (artigo 330 do Código Penal), fazendo com que o somatório das penas in abstrato não tenha permitido o arbitramento de fiança em sede policial, tendo sido recolhidos ao Presídio Regional deste município. 
A OPERAÇÃO SENTINELA tem por escopo a intensificação do controle, fiscalização e inteligência policial na faixa de fronteira do Brasil com países vizinhos visando à prevenção e repressão de crimes transacionais, como contrabando, descaminho, tráfico internacional de drogas, armas e munições.
- 18.000 maços de cigarros de origem paraguaia;
- 02 automóveis;
- 02 rádios transceptores.
- 06 cartuchos de munição intactos










Nenhum comentário:

Postar um comentário