terça-feira, 19 de junho de 2012

Combate à falsificação

16/06/2012 - A reportagem do DS, publicada na edição de ontem, mostrou que é preciso agir contra a falsificação. Pelos números obtidos pelo jornal com a Cooper Suzan - cooperativa responsável pelo transporte alternativo de Suzano - ao menos 4 mil passes são falsificados por dia, em Suzano.


Os números são consideráveis e levaram a cooperativa a cobrar das autoridades providências para impedir a falsificação.

No Brasil, lamentavelmente, quase tudo se falsifica. O País possui até a Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF) - uma entidade que combate e recebe denúncias também fraudes e contrabandos.

Em algumas cidades do Estado, o combate à falsificação de passes, por exemplo, tem mostrado resultados satisfatórios. Em São Bernardo do Campos, no ABC, foi realizada uma força-tarefa para a troca de vales-transporte da SBCTrans, responsável pelo transporte público em São Bernardo.

A falsificação do modelo antigo fez com que a SBCTrans desenvolvesse um novo modelo para evitar cópias. Nos últimos dias, a falsificação se intensificou e chegou a 30% do total de passes em circulação, cerca de 30 mil a 35 mil vales.

O trabalho de investigação está sendo feito há 90 dias com ajuda da polícia.

O que era para melhorar a vida das pessoas e trazer mais comodidade, às vezes se transforma e um grande problema com a falsificação.

Em Suzano, de acordo com o presidente e o diretor da Cooper Suzan, Sérgio Luiz Hernandes Rodrigues e Cleiton Virgilio, respectivamente, individualmente cada permissionário recebe uma média de 20 a 30 passes falsos por dia. Atualmente 137 vans rodam nas ruas de Suzano todos os dias da semana. Isso significa que juntos os operadores pegam 4.110 passes falsos diariamente. Por mês, a quantia sobre para 123,3 mil. Considerando que a passagem no município custa R$ 2,40 o prejuízo mensal é de R$ 295.920.

Então fica a preocupação com a espera de uma alternativa entre a Secretaria de Transportes de Suzano em parceria com a polícia para evitar as fraudes, cuja reportagem de ontem do DS mostrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário