23/08/2010 - Um total de 798.200 cigarros de contrabando, de diferentes marcas e no valor comercial aproximado de 139.685 euros, foi apreendido no porto de Portimão, divulgou esta segunda-feira a Direcção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo (DGAIEC).
Segundo a DGAIEC, a introdução ilegal destes cigarros no consumo em Portugal lesaria o Estado português em cerca de 110.272,82 euros (imposto de tabaco e IVA).
Os cigarros apreendidos encontravam-se no interior de uma viatura de transporte de mercadorias, proveniente do ferry «Volcan de Tijarafe», que opera a linha regular Portimão-Madeira-Canárias, escreve a Lusa.
O tabaco de contrabando vinha dissimulado através de outras mercadorias, designadamente bicicletas, electrodomésticos, mobiliário e carrinhos de bebé.
A DGAIEC apreendeu a carrinha, com matrícula espanhola e propriedade de um cidadão marroquino, e deteve o motorista, único ocupante da viatura, também ele marroquino.
Durante este ano, as apreensões da DGAIEC no cais comercial de Portimão totalizaram 2.582.640 cigarros, o que indicia a existência de um fluxo de tabaco de contrabando proveniente das ilhas Canárias, de acordo com a DGAIEC.
Fonte: Agência Financeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário