Redes internacionais de contrabando de tabaco lucram 3200% em cada maço. Na China, país onde a maior parte do tabaco contrafeito é fabricado, um maço é produzido por aenas 25 cêntimos.
O "Jornal de Notícias" escreve que "as polícias estão atentas ao fenómeno. A polícia Judiciária apreendeu recentemente, no porto de Lisboa, 18 milhões de cigarros, ao que tudo indica com destino para o Reino Unido, onde os 900 mil maços poderiam render ás redes mafiosas 7,2 milhões de euros. Em impostos, se o tabaco tivesse como destino Portugal, considerado como um país de trânsito da rota internacional do contrabando de tabaco, o Estado teria um prejuízo de cerca de três milhões de euros".
Segundo o jornal, "no Reino Unido a carga fiscal é grande e o preço de cada maço varia entre oito e 12 euros. Ou seja, as máfias preferem o Reino Unido por ser um país onde o lucro pode ser milionário. Na China, o país onde a maior parte do tabaco contrafeito é fabricado, um maço é produzido por apenas 25 cêntimos. Quando chega ao principal destino, o Reino Unido, o lucro é milionário: 3200%".
Nenhum comentário:
Postar um comentário