Mais de R$ 1,6 bilhões em produtos contrabandeados e pirateados foram apreendidos noúltimo ano, segundo balanço realizado pelo Ministério da Justiça. Os cigarros representam quase 20% deste total, seguidos por veículos e eletrônicos, que alcançam 6%.
As apreensões de cigarros cresceram 146% em comparativo com 2012 e o volume de medicamentos apreendidos cresceu 79% no mesmo período. Boa parte desses produtos é pirata, segundo o secretário-executivo do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP) do Ministério da Justiça, Rodolfo Tamanaha.
“O crime de pirataria está ligado a outras práticas ilegais como o contrabando, descaminho e até o tráfico de drogas. Muitos produtos piratas são transportados no mesmo veículo, ou no mesmo grupo de veículos, em conjunto com armas e drogas”, relata Tamanaha.
Combate à pirataria
O CNCP é responsável por coordenar as ações do Plano Nacional de Combate à Pirataria. Sua atuação se dá em três eixos: educativo, econômico e repressivo. Também fazem parte do Conselho os Ministérios das Relações Exteriores, da Fazenda, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, da Cultura, da Ciência e Tecnologia, do Trabalho, Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Câmara dos Deputados e Senado Federal, além de representantes da sociedade civil organizada.
Confira a tabela com os principais produtos apreendidos em 2013:
Fonte: Receita Federal
http://www.cbnfoz.com.br/editorial/mundo/noticias/25022014-96424-cigarro-lidera-ranking-de-produtos-contrabandeados-apreensoes-em-produtos-somam-r-1-6-bi-em-2013